Concursos de Fisioterapia

segunda-feira, 4 de julho de 2011

São Francisco do Piauí

25) Paciente com 3 anos de idade com entorse de
tornozelo direito apresentando dor durante a
flexo-extensão, inversão e eversão com
edema moderado na lateral do joelho afetado,
das alternativas a seguir, qual é contraindicado
para o tratamento do paciente?
(A) Ultrassom
(B) Laser
(C) Corrente galvânica
(D) Crioterapia

2 comentários:

  1. Vou tentar oferecer minha contribuição para esse blog que considero muito bom e de ótima iniciativa. Aqui vai: O individuo em questão é uma criança, que ainda está em desenvolvimento ósseo, com epífises ósseas em crescimento. É sabido que as células do nosso corpo apresentam uma característica elétrica, portanto magnética também, funcionando como um eletreto (ou seja, isoladores que carregam cargas permanentes, similar ao magneto permanente). São capazes de gerar uma atividade piezoelétrica, que por sua vez pode ser entendida como resposta de uma estrutura relativa a mudança nas cargas da superfície elétrica, fazendo alterar sua conformação. Sabendo que o US tem a propriedade piezoelétrica como principal agente para para produzir seu efeito, é cabível pensar que irá também induzir uma reposta a estruturas corporais, alterando as cargas superficiais elétrica e a conformação estrutural do tecido em questão. Se tivermos uma epífise em desenvolvimento, o US irá influenciar nesse crescimento, sendo, portanto, contra-indicado o uso dessa modalidade nesse caso específico.

    Espero que tenha contribuído de alguma forma com esse comentário.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o problema em questões de concurso. Eles se focam na resposta certa e colocam qualquer outra opção, gerando as vezes coisas incoerentes.
    Como aplicar corrente galvaniza em uma criança? Como testar a sensibilidade térmica dela, ela ficaria quietinha pra aplicar? Nao é grande o risco de marcos galvanica! O mesmo para crio. A criança provavelmente choraria por toda a aplicação. Como ela poderia dar um sinal prévio de possível queimadura? Se aplicar em uma criança é viável, então aplicar em um paciente com algum deficit mental nao deveria ser contra indicado! Totalmente questionável

    ResponderExcluir